Início Notícias Marcas

Wrangler tinge denim sem água

A marca norte-americana lançou a primeira coleção de sempre produzida através da tecnologia Indigood. Através do tingimento com espuma, a Wrangler eliminou quase por completo a utilização de água e, em combinação com matérias-primas recicladas, criou jeanswear mais amigo do ambiente.

A Wrangler, que faz parte da Kontoor Brands, tem vindo a desenvolver a tecnologia Indigood para produzir o que a marca diz ser a linha de produtos de denim mais sustentável de sempre. O lançamento mundial dos novos produtos faz parte do compromisso da Wrangler de implementar métodos sustentáveis de tingimento de denim na sua cadeia de aprovisionamento. «A Indigood eleva a fasquia em relação ao que os consumidores esperam de nós em termos de performance ambiental», garante Roian Atwood, diretor para a sustentabilidade na Wrangler, ao just-style.com. «Estamos sempre à procura de oportunidades para melhorar o nosso impacto ambiental e estamos orgulhosos do que nos propusemos a atingir através da Indigood», acrescenta.

Como funciona a Indigood?

O processo substitui por completo os banhos químicos do tingimento tradicional, reduzindo em quase 100% a quantidade de água utilizada. São usadas quantidades de água mínimas para limpar a maquinaria e as soluções de mistura, resultando numa eliminação de 99,99% da água que é normalmente desperdiçada. A tecnologia também reduz a energia usada e os desperdícios em mais de 60%, quando comparado com os métodos tradicionais, garante a empresa. Ao WGSN, Tom Waldron, presidente global da marca, afirma que «a introdução da Indigood representa o nosso contínuo compromisso de fazer avançar a indústria do denim, enquanto mantemos a autenticidade, qualidade e estilo que os consumidores esperam».

A nova tecnologia tem potencial para melhorar a cadeia de aprovisionamento de denim tradicional, que, atualmente, utiliza grandes quantidades de água. Estima-se que sejam necessários cerca de 7 mil litros de água para fazer cada par de jeans – com grandes produtores a utilizarem milhões de litros de água diariamente para tingir denim, não esquecendo o impacto dos químicos usados.

Os produtos constarão na Icons Collection da Wrangler, que inclui jeans, camisas e casacos para homem e mulher, entre tons mais escuros e mais claros. Além disso, contam com algodão reciclado e usam tecnologias como laser e ozono.

A Wrangler calcula que, desde 2007, poupou mais de 3 mil milhões de litros de água através de inovações tecnológicas. Nas empresas que detém e opera pretende chegar aos 5,5 mil milhões de litros em 2020. A marca tem outros objetivos sustentáveis como, até 2025, alimentar todas as suas empresas com 100% de energias renováveis e aprovisionar apenas algodão sustentável.

Em abril, a marca norte-americana lançou uma coleção de denim feita a partir de 100% algodão sustentável, produzido em cinco quintas distintas nos EUA, que, segundo a Wrangler, garantem as melhores práticas.