Trinta e cinco alunos, acompanhados pelos respetivos professores, dos cursos de design de moda da Central Saint Martins e London College of Fashion, Reino Unido, AMD, Alemanha, e IED, Espanha, viajaram esta semana para o Porto para, da fábrica à passerelle, conhecerem a indústria de moda nacional.
A visita inserida na iniciativa Xchange.ModaPortugal, promovida pelo CENIT – Centro Associativo de Inteligência Têxtil em parceria com a Anivec – Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confecção arrancou na quarta-feira, dia 7 de março, com o périplo pelas empresas de confeção do Norte do país.
Logo pela manhã, o grupo pode explorar os diferentes departamentos de uma das maiores produtoras nacionais de vestuário – a Calvelex, que expede anualmente um milhão de peças de vestuário de senhora para aproximadamente 40 mercados. A rota do primeiro dia incluiu também uma paragem na Petratex, empresa de Paços de Ferreira que, anualmente, investe mais de um milhão de euros em investigação e desenvolvimento.
Ontem, o grupo dividiu o dia com a descoberta da Impetus, especialista em roupa interior masculina que, marcando pontos lá fora, garante postos de trabalho a mais de 800 trabalhadores, e do Atelier des Créateurs, onde a tradição da alfaiataria se encontra com a vanguarda tecnológica e o resultado é a criação de fatos por medida concebidos por processo industrial.
Depois dos bastidores da moda, os estudantes internacionais deixam-se agora iluminar pelos seus holofotes, com o intercâmbio promovido pelo CENIT a incluir no roteiro uma escala na ModaLisboa (ver O ouro da ModaLisboa). No certame que decorre este fim de semana, o grupo vai poder assistir aos desfiles de alguns designers e visitar o Showcase ModaPortugal (ver Uma indústria de futuros), onde poderá conhecer as marcas de vestuário e calçado da indústria da moda nacional.