Início Notícias Têxtil

Yarn Expo apoia recuperação da indústria

A feira de fios, conhecido por fazer a ponte entre o mercado chinês e o asiático, regressa a Xangai de 23 a 25 de setembro num formato «perfeito» para ajudar a indústria na retoma do pós-pandemia.

Depois de ter atingido, em 2019, um recorde de 543 expositores provenientes de 14 países e regiões e ainda 19 mil visitantes de 93 nações, a Yarn Expo vai realizar a edição de outono numa área de 26 mil metros quadrados no Centro Nacional de Convenções e Exposições de Xangai.

A feira, sob a chancela da Messe Frankfurt (HK), anuncia-se «promissora», no sentido de reunir as condições «perfeitas» para alavancar a recuperação do sector do período de crise causado pela chegada do Covid-19. «O novo coronavírus forçou o sector a enfrentar desafios sem precedentes e, ainda que a recuperação leve tempo, as empresas de todo o mundo estão já de olhos postos no futuro, para encontrar formas de reaver mercado», afirma Wendy Wen, diretora-geral sénior da Messe Frankfurt (HK). «Assim, a edição de outono da Yarn Expo é, como sempre, crucial para a indústria global e as cadeias de aprovisionamento. A feira disponibiliza uma plataforma para ajudar as empresas e reconectarem-se, ao mesmo tempo que lhes dá acesso à retoma do mercado. Com a vasta experiência e conhecimento da indústria, a Yarn Expo está numa posição forte para apoiar a recuperação geral da indústria de fibras e fios», explica.

Diversidade num só espaço

Em comunicado, a organização da feira garante que a Yarn Expo Autumn vai continuar a dar aos visitantes uma visão global sobre as temáticas do mercado, à semelhança do que já tem vindo a acontecer noutras edições. Produtos inovadores e amigos do ambiente serão apresentados durante os três dias da feira, assim como uma gama alargada de fibras e fios de alta qualidade.

Muitos expositores consideram a localização da Yarn Expo mais um ponto a favor para quem se quer afirmar no mercado chinês, e até asiático. «A Yarn Expo é o melhor lugar para conhecer profissionais de fábricas, compradores e até mesmo designers, que vêm aqui para ver tendências de cores e texturas. Por isso, decidimos participar, pois sabemos que a indústria têxtil chinesa é gigante e um mercado muito grande para fibras de cânhamo e várias empresas da Ásia expõem aqui ou visitam, então está toda a gente no mesmo sítio de uma só vez», justifica Donatas Čerkevičius, diretor comercial da Naturalus Pluostas, na Lituânia.

De igual modo, a participação na feira constitui uma oportunidade de expandir horizontes para mercados que, de outra forma, seria difícil chegar. «Conseguimos conhecer compradores de diferentes países e regiões. Por exemplo, da Tailândia, da Índia, e claro, da China, Hong Kong e Coreia. A feira proporcionou-nos a oportunidade ampliar a nossa estratégia de mercado», garante Emily Chiang, responsável pelo departamento de marketing da Tung Ho Textiles em Taiwan.

Ter uma grande diversidade de produtos no mesmo espaço, capaz de corresponder a todas as necessidades, é um dos pontos comuns identificado pelos visitantes profissionais, que se referem ao certame como uma «ida obrigatória». «Colaboramos com muitas marcas de moda, como a Uniqlo, Anta e Fila. A feira tem uma influência significativa na estratégia de negócios da nossa empresa. Posso encontrar os produtos que quiser. Também estamos muito contentes por dispor de uma área como a área Fancy Yarn Vision, que é muito útil para encontrarmos expositores com fios de boa qualidade», aponta Bonnie Chan, diretora de materiais da Pacific Textiles em Hong Kong, que destaca o «alto nível de qualidade».

Últimas inovações

Uma vez mais, a Yarn Expo proporcionará vários fóruns para desvendar as últimas tendências do mercado, como será exemplo o seminário China Fiber Fashion Trends, com foco no mercado chinês.

A área Fancy Yarn Vision, que mostra fios criativos e produtos que ditam as tendências do futuro e retratam as últimas inovações do sector, vai também manter-se nesta edição de setembro, assim como muitas outras que se revelaram importantes na edição anterior.

A Yarn Expo Autumn vai decorrer em paralelo com a Intertextile Shanghai Apparel Fabrics – Autumn Edition e a PH Value and Chic.