Início Notícias Tecnologia

Zara e H&M: dupla de elite

A retalhista sueca H&M e a n.º 1 da fast fashion Zara foram consideradas, tal como a retalhista de artigos desportivos Decathlon, marcas de elite na oferta multicanal dentro do continente europeu.

As retalhistas conseguiram a classificação “Elite” numa lista que analisou a performance das 500 principais retalhistas europeias, documento recentemente divulgado pela plataforma Internet Retailing Europe (IREU), adianta o portal Just-style.

Também listadas nos cinco primeiros lugares estão a gigante tecnológica Apple, o Bon Prix e, no Reino Unido, a Next. De acordo com o IREU, estas retalhistas «representam o pináculo do retalho multicanal europeu».

Já no top 30 surgiram nomes como Amazon, Nike, Zalando e Carrefour. A Barbour, Coast, Guess e a Asics ocuparam os últimos lugares do ranking.

O top 500, que abrangeu 32 países (incluindo Suíça), foi o primeiro desenvolvido pelo IREU e teve como critério-base a presença multicanal das retalhistas no mercado, medida através das receitas, vendas online, tráfego online e dos números das lojas.

A metodologia recorreu a seis parâmetros de performance, abrangendo os clientes, operações e logística, merchandising, feedback, móvel e estratégia e inovação.

De acordo com Ian Jindal, editor do Internet Retailing, o top 500 é a única avaliação que tem por base a performance do comércio eletrónico e multicanal europeus.

Jindal acrescenta que «o entendimento resultante vai para além de qual retalhista tem o maior volume de negócios, a receita de comércio eletrónico ou o tráfego da web, permitindo saber que abordagens práticas são mais comuns e amplamente utilizadas neste mercado altamente diversificado e que ainda está a evoluir, à medida que o retalho online se torna cada vez mais sofisticado».

Como reflexo do alcance internacional da marca, o website da H&M surge em 11 moedas diferentes e pontuou alto nas buscas do Google, com uma taxa de alcance de 42% em seis meses.

A retalhista britânica de vestuário Boohoo foi destacada por disponibilizar nove canais de comunicação com o cliente e estar presente em sete redes sociais. O portal de comércio eletrónico da marca também teve visibilidade nas buscas do Google, com uma taxa de alcance de 54,1%.

A par da lista do top 500 das retalhistas europeias, o relatório do IREU destacou as 100 principais retalhistas em cada parâmetro e identificou como marcas geridas por grandes grupos de retalho se comportaram dentro do ranking. Há também a análise aos diferentes mercados da Europa e uma lista de retalhistas que já estão no radar dos analistas, mas que ainda não estão classificadas no top final.

O relatório constatou que o Reino Unido tem a maior quota de empresas do ranking, com 54% dentro das suas fronteiras, seguido de perto pela França e Alemanha, com 38% e 36%, respetivamente.

De olhos postos no futuro, o IREU afirma que prevê, «com confiança» que, em 2017, haverá mais retalhistas a vender para mais mercados, a usar mais idiomas e a colocar os seus preços em diferentes moedas.

O relatório IREU Top 500 será seguido de outras seis publicações, lançadas a partir de setembro, que incidirão sobre performances individuais. Uma análise mais aprofundada surgirá depois no Retailing Multichannel Brand Index, que tem como objetivo avaliar a performance das marcas no mercado.