Início Arquivo

Zegna em franca expansão

Durante o ano passado, as vendas consolidadas deste gigante do têxtil e vestuário masculino cresceram 25,4% em relação ao anterior exercício económico, fixando-se nos 127 milhões de contos, apresentando lucros de 9,9 milhões de contos, um aumento de 23%.  «Este resultado é ainda mais significativo, porque fizemos investimentos consideráveis para o lançamento da Zegna Sport e para a aquisição e reorganização da marca Agnona», explicam Paolo e Gildo Zegna, dois dos administradores do grupo. A Europa e os Estados Unidos representam 40%  do volume de negócios, seguindo-se os países asiáticos. O vestuário e acessórios representam mais de 85% das vendas consolidadas.

 

Para os dirigentes do grupo, esta evolução positiva  das vendas deve-se essencialmente  ao desenvolvimento do número de lojas mono-marca que, aliás deverá aumentar no decurso do próximo ano. No final do ano 2000, a Ermenegildo Zegna contava já com 337 pontos de venda em todo o mundo (274 Ermenegildo Zegna e 63 Zegna Sport), dos quais 64 eram sucursais. Durante o corrente ano, mais de sessenta novos espaços deverão ser criados. Daqui até 2003, o grupo aposta num total de 500 pontos de venda, de entre os quais uma centena serão sucursais. Nestas próximas aberturas, a Zegna faz notar especialmente a da marca Agnona, em Milão, que terá um novo conceito.

 

Considerado um dos grandes parceiros das marcas internacionais (é o fornecedor da Gucci e da Yves Saint Laurent Rive Gauche para homem desde final do ano passado), o grupo tem ainda um acordo de colaboração com a Giorgio Armani para a produção e distribuição das linhas de vestuário masculina Armani Collezioni. Foi assim criada uma nova sociedade, orientada pelo criador Giorgio Armani. Acrescente-se que o grupo especialista em lanificios continua a investir, comprando 55% do capital do tecelão do Prato Lanificio Master Loom, especialista na produção de tecidos té-cnicos e inovadores. Comprou igualmente uma fábrica de 15 mil m2 na região de Biella, que receberá a sede da Artema, a sua empresa especializada no segmento das malhas.